TV DIGITAL INTERATIVA NA EDUCAÇÃO
Inclusão cidadã
Imaginem a revolução e o avanço para simples cidadãos que, por todos os motivos já exaustivamente mapeados pelos inúmeros trabalhos sobre Inclusão e Exclusão Digital pode representar. Ora, em torno de 15% da população tem acesso ao computador, mas em torno de 38 milhões de lares tem pelo menos uma TV . A capilaridade da mídia TV é enorme e a sensação de inclusão e a incorporação que o cidadão poderá sentir ao usar a TV e ver que ela lhe dá poderes de cidadania, de decisão, de escolha, de participação, de acesso a informações que antes estavam restritos a internet ou outros meios que não fazem parte da cultura e do capital social desta grande massa de indivíduos.
Num exercício simples, imaginem o uso que se pode dar no setor educacional, onde programas como Tele curso 2000, programas profissionalizantes como do SEBRAE e SENAC podem ter um peso enorme na formação e educação desta massa que não pode freqüentar escolas formais e não tem acesso ao computador. Há uma experiência americana, WISH TV que conecta pessoas simples da periferia de estados como Califórnia e Louisianna, via cabo, com a escola, através da TV Interativa. Neste projeto, pais, alunos e professores comunicam-se pela TV, pais fazem algumas atividades escolares com os filhos via TV e professores e pais trocam informações a respeito da vida escolar do filho. O resultado é diminuição da exclusão digital, aceitação simples desta mídia pelos pais e maior rendimento dos filhos na escola pelo simples fato dos pais estarem presentes.
TV Interativa não é somente comércio como querem alguns, não é só entretenimento como querem outros e nem só mais uma tecnologia que vem para que o povo invista mais uma fatia do seu salário. É uma nova filosofia do processo de comunicação, do processo de aprendizagem, de encontros e trocas, de conhecermos nossos pares que estão assistindo ao mesmo programa que nós e que podem ter as mesmas idéias e necessidades. É uma forma de resgate do sentido do coletivo e das comunidades, das redes de informação e aprendizagem beneficiadas e facilitadas pela tecnologia.
Metodologia geral de trabalho
Pretende-se entender o ciclo completo de ensino e aprendizagem pela mídia TV, enriquecida com os recursos que a TV Interativa pode proporcionar. A avaliação do desempenho no processo de aprendizagem de alunos, tanto de Ensino Fundamental, quanto de Ensino Médio, assim como da educação de adultos, que irão fazer uso da programação educativa veiculada pela TV Interativa, é um instrumento vital do ponto de vista do interesse, mudanças de comportamento, aceitação da nova tecnologia, dificuldades, encontradas, falhas na metodologia, motivação de alunos, professores e cidadãos e outros parâmetros que irão nos indicar os melhores e mais adequados usos desta nova mídia, norteando produções futuras para a inclusão social e inclusão digital da população brasileira.
Através de capacitação tecnológica para o uso das mídias internet e TV Digital, os professores, pais e alunos trabalharão com novos conceitos da educação para a sociedade da informação e do conhecimento, visando inovar sua prática didática junto aos alunos, maior participação dos pais no processo educacional e mais recursos midiáticos para os alunos, inovando o conceito de estudar.
A TV educacional
Esta pesquisa tem um caráter absolutamente inédito no que diz respeito ao olhar educacional da mídia TV, agora assumindo um outro papel dentro do contexto de vida e hábitos da população em geral. Com a facilidade de uso do laboratório de desenvolvimento e produção interativa multimeios: TV Digital e internet implantado na Escola do Futuro da USP, assim com o acordo institucional com o CPQD que permitirá o uso do seu Laboratório de Usabilidade e a realização da pesquisa em campo, pretende-se alcançar os seguintes resultados:
Capacidade de especificar e desenvolver aplicações e interfaces na área de educação em ambientes de TV Digital Interativa, tanto para o ensino quanto para o trabalho;
Análise doc comportamento do usuário e as respostas do público alvo do projeto;
Especificação dos processos para a produção de conteúdo interativo;
Treinamento de professores da rede pública estadual e municipal para a utilização produtiva e otimizada da TV Digital Interativa, em caráter experimental, inicialmente;
Entendimento da possibilidade de uso dos recursos de aplicativos disponibilizados na ITV no âmbito educacional:
Guia eletrônico de programação educativa
Solicitação dos vídeos pelo web site
Serviços interativos de apoio ao estudante como: home banking, tempo, livraria,
News , vídeos, outros programas – objetivo é situar o aluno no mundo real
Conclusão
O ciberespaço e a TV interativa são realidades que convivem lado a lado, inseparáveis e realidades inevitáveis. O que devemos é preparar-nos para tal mudança, entendendo os processos, criando metodologias, Desenvolvendo produtos e testando no campo, ou seja, dentro das escolas, com alunos, pais e professores participando do processo, afinal, não dá para lançar um produto sem envolver os próprios consumidores, assim como não se pode depender do mundo
sábado, 30 de agosto de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário